«enquanto os judeus pedem sinais
e os gregos procuram sabedoria,
nós proclamamos Cristo crucificado»
(I Coríntios 1, 22–23)
a definição mais sucinta que encontro pro vinte1vinte2 é psicologia bíblica escrita, cantada e desenhada. estou ciente de que a princípio esse enunciado não parecerá muito mais que uma frase de efeito, mas pra mim ele diz tudo. isso porque ele remete à minha crença de que apenas a arte é capaz de integrar razão e rendição.
penso que não sou nem de longe a única pessoa da minha geração que passou de cristã pra teísta pra agnóstica pra ateia. a única constante na minha vida foi o ter uma abordagem religiosa da arte. quando me convenci de que seria igualmente possível ter uma abordagem artística da religião, estava traçado o caminho de volta.
se tomarmos Deus como a própria imaginação humana (como dito por William Blake em Jerusalem: the emanation of the giant Albion) não estaremos indo longe demais ao tomar os doze apóstolos como potencialidades disponíveis pra cada indivíduo (como dito por tantas outras pessoas). sendo assim, ¿como realizá-los em nós?
o caminho que proponho é levar a autoconsciência o mais próximo possível do inefável, porque nisso consiste integrar razão e rendição. mas essa interiorização só vai se tornar realidade em você caso haja da sua parte o compromisso em fazer da apreciação estética um ritual, porque nisso consiste abordar a arte religiosamente.
aqui estão as gravações do vinte1vinte2, as quais foram originalmente lançadas via lista de e-mail entre julho de 2021 e junho de 2022. você pode baixá-las, junto dos acordes, de graça. se qualquer dessas 120 canções de gospel mundano tocar o seu coração, o melhor dos presentes que posso receber é uma mensagem sua. do 1 pro 2,
Henrique Honório.